quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bad World Tour a turnê mais rentável da história


Em Setembro de 1987, Michael deu inicio à Bad World Tour, a primeira turnê mundial dele como artista-solo, que rodou por 15 países e atraiu 4,4 milhões de pessoas aos estádios – um recorde de publico que seria superado pelo próprio Michael duas vezes, em 1992 e 1997.

Patrocinada pela Pepsi, a Bad Tour se iniciou em Tóquio, no Japão, em 12 de Setembro de 1987. Outros artistas populares, como George Michael e Madonna já tinham começado da mesma forma suas turnês mundiais, iniciando-se no Japão, como foi visto como local ideal para o último ensaio geral “ao vivo”.

A imprensa japonesa só idolisa seus artistas, ao contrario dos tablóides do Reino Unido, onde eles são mais populares. Quando o Japan Jackson Airlines Flight 61 aterrissou no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio mais de 600 jornalistas, cinegrafistas e milhares de fãs estavam esperando pra recepcionar o Michael. Até mesmo Bubbles, chimpanzé de estimação de Michael, que chegou ao pais em um vôo separado, foi recebido por mais de 300 fãs. Para transportar o equipamento de palco, um jato fretado jumbo voou até Tóquio, carregando 22 caminhões, juntamente com comitiva de Michael, estimada em 132 profissionais.


Durante a estadia de Michael em Tóquio, Molly Meldrumum, um critico de música pop australiana, voou até a capital japonesa para gravar uma entrevista exclusiva de uma hora, com Michael e Frank DiLeo, seu então agente, especial esse, que fora transmitido, meses depois, para os EUA.

Antes de se apresentar na cidade japonesa de Osaka, ainda como parte da Bad Japan Tour, em 10 de Outubro de 1987, Michael reuniu-se com o então prefeito da cidade, Yasushi Oshima, para receber a chave da cidade. Michael levou também Bubbles, seu chimpanzé, fazendo dele o primeiro animal permitindo dentro da Osaka City Hall, sede do governo da cidade, onde o cantor recebeu a honraria. Foi também em Osaka, onde Michael anunciou a dedicação de sua turnê japonesa e cada performance de “I Just Can’t Stop Loving You” para Yoshioka Hagiwara, um menino de 5 anos que fora seqüestrado e assassinado alguns dias antes. Michael doou £12 mil para os pais de Hagiwara.

O publico total dos 14 primeiro shows do cantor pelo Japão, realizados todos em 1987, foi de 450 mil fãs, mais do que qualquer outro artista ou banda na historia do pais até então (em que uma turnê de oito ou mais shows considerada bem sucedida no pais até então tinha um público total de no máximo 300 mil pessoas), com apresentações na capital Tóquio (três shows), e nas cidades de Nishinomiva (três shows), Yokohama (cinco shows), e Osaka (três shows). A neta do então imperador japonês, Hirohio, Sayako Kuroda, assumidamente fã do cantor, assistiu a 11 dos 14 shows do cantor no pais.

Após os primeiros 14 concertos no Japão, a turnê foi até a Australia, totalizando cinco apresentações no pais, nas cidades de Melbourne, Sydney e Brisbane. Semelhante ao Japão a imprensa australiana estava chamando Michael “Crocodile Jackson” (Crocodilo Jackson). Quando não estava se apresentando, Michael passou um tempo visitando crianças doentes em diversos orfanatos e abrigos de rua espalhados pela Austrália. Foi também em Sydney, em 20 de novembro de 1987, onde Stevie Wonder fez uma aparição surpresa em um concerto para executar “Just Good Friends”, uma canção que, apesar de estar presente no álbum Bad, só foi apresentada ao vivo para nesta primeira e única vez na carreira do Michael.

Devido a problemas técnicos, concertos agendados em Wellington e Auckland, de Perth e Adelaide, que seriam realizados em dezembro de 1987, foram cancelados.

Antes da primeira parte da turnê se iniciar, novos figurinos e efeitos mais espetaculares só aconteceram apenas na segunda parte devido à falta de tempo de preparação que Michael tinha para a turnê, por isso muitos aspectos da primeira etapa se assemelhava a da Victory Tour, de 1984, a última do Jackson 5.



Para a segunda parte, Michael mudou seu figurino, trocando a camisa de prata com uma cinta preta aparafusadas e fivelas perna múltiplas para um fecho de prata com vários fivelas pretas para baixo dos braços, e camisetas branca. Acessórios, incluindo um cinto, distintivo de braço, perna e ombro e fivelas também variaram.

Durante janeiro e inicio de fevereiro de 1988, Michael e sua equipe, que incluíam banda e dançarinos, ensaiaram no Pensacola Civic Center, em Pensacola, na Florida, para os shows da primeira etapa norte-americana da Bad Tour, agendada para começar em 23 de fevereiro daquele ano, em Kansas City, Missouri, sendo as primeiros shows de Michael nos EUA como um artista solo, “Estamos construindo um novo show, com novos segmentos e ensaiando novas canções”, explicou o cantor. Inicialmente, a fase estadunidense da Bad World Tour se iniciaria em Atlanta, capital da Geórgia, cidade símbolo da famosa marca de bebidas Coca-Cola – Porém, como a turnê de Michael era patrocinada pela Pepsi (marca de refrigerantes rival) a idéia foi logo descartada (transferindo, então, para a cidade de Kansas City).





Em 3 de Março de 1988 Michael realizou um concerto privado no Madison Square Garden, na cidade de Nova York, onde toda a arrecadação (Calculada em US$ 600mil), foram doados para a United Negro College Fund, uma entidade sem fins lucrativos que possui o objetivo de assegurar os direitos dos afro-americanos nos Estados Unidos.

Tatiana Thumbtzen, modelo eu foi apresentado no vídeo de “The Way You Make Me Feel”, beijou Michael na boca durante a execução da canção ao vivo em Nova York. O incidente criou historia sobre um possível relacionamento entre Michael e Thumbtzen, e até que ela estava grávida de Michael, que se provaram falsos.



A cantora e compositora americana Siedah Garrett, que fez um dueto com Michael em “I Just Can’t Stop Loving You”, o primeiro single do álbum Bad, e que co-escreveu “Man in the Mirror”, também fez aparições especiais em alguns shows nos Estados Unidos. Nas varias paradas da Bad Tour pelos EUA, Michael insistiu em doar centenas de ingressos para crianças e adolecentes carentes e doentes de diversas idades, em cada cidade em que Michael se apresentava.

Deixando os EUA, a Bad Tour seguiu para a Europa, com o show de abertura na cidade de Roma, na Italia, no renomado Estádio Flaminio. Apenas algumas horas antes do show começou, Michael saiu furtivamente pela parte de trás do Hotel Lord Byron, onde ele estava hospedado, vestido com uma peruca de cabelos encaracolados, bigode falso e capa de chuva para andar palas ruas sozinho. Isto criou um pânico entre a sua segurança. Michael foi encontrado em seguida ao retornar para o hotel por conta própria em um táxi. Enquanto estava na capital italiana, Michael doou £ 100 mil para o Hospital Bambino Gesù, renomado pediátrico italiano, referencia na Europa.


O concerto na cidade de Basel, na Suiça, em 16 junho de 1988, teve a participação de Elizabeth Taylor e Bob Dylan. Ainda na Suiça, Michael se encontrou com Oona O’ Neill, viúva de Charlie Chaplin, um dos seus maiores ídolos.

Os concertos no Reino Unido, especialmente os realizados no famoso Estádio de Wembley (que será lançado em setembro numa edição comemorativa de 25 anos do álbum Bad), foram os mais esperados e ansiosamente aguardado pelos fãs britânicos. Isso aconteceu principalmente porque os shows agendados da Victory Tour (e efetivamente, toda uma turnê européia para 1985) em Londres foram cancelados. Anthony Davis, um membro do pessoal da turnê de segurança, disse que os fãs em Londres “ter esperado tanto tempo para o show” em que “o nível de expectativa cria histeria em massa.” Os ingressos para as datas iniciais começaram a serem vendidos em janeiro, vendendo no total cerca de 504 mil ingressos para sete shows do cantor na capital britânica, embora cerca de 2 milhões de pessoas tenham tentado comprar ingressos. O primeiro concerto em 14 de julho de 1988 teve a participação de varias celebridades, incluindo Shirley Bassey, Jack Nicholson e Bruno Frank. A princesa Diana e o príncipe Charles compareceram ao terceiro show de Michael em Londres. Michael , que se encontrou com o casal real nos bastidores antes do show, doou £225 mil para o Prince’s Trust Fundation e outros £225 mil para o Great Ormond Street Hospital, ambas fundações em prol de crianças carentes por todo o mundo apoiadas pelo casal. Com os concertos no Estádio de Wembley Michael entrou mais uma vez para o Guinness Book. Os sete shows esgotados foram vistos por um total de 504 mil pessoas. Em 2002, a administração do estádio presenteou Michael com um troféu por ter sido o artista que se apresentou de forma mais bem sucedida nos 78 anos de historia do estádio, que foi demolido em 2001.



Durante a turnê pelo Reino Unido, Michael se apresentou em Leeds, no dia em que completou 30 anos de idade, no dia 29 de agosto de 1988. Devido a isso os mais de 100 mil fãs presentes no show, cantaram “Happy Birthday To You” (Parabéns para Você) para ele. O ultimo show da fase européia da Bad Tour, foi realizado em 11 de setembro de 1988 em Livepool, na Inglaterra. O show, que aconteceu no renomado Aintree Racecourse, reuniu mais de 150 mil pessoas, o show de maior audiência da Bad Tour e o segundo maior da carreira de Michael.

Após finalizar a Bad Europeia Tour, num total de 41 shows em solo europeu, a turnê seguiu novamente para os EUA, onde o cantor deu o pontapé inicial na segunda etapa norta-americana da turnÊ em Pittsburgh, Pensilvânia. A turnê foi inicialmente previsto para terminar em 26 de dezembro de 1988 em Tóquio, durante a segunda e ultima fase japonesa da turnê, mas como o cantor teve crises de inchaço nas cordas vocais, cinco shows do cantor em Los Angeles, Califórnia, que fechariam a turnê pelos EUA foram reagendados para janeiro de 1989. Já em dezembro de 1988, Michael fez 9 novos Shows em Tóquio, todos esgotados, devido ao enorme sucesso da primeira fase japonesa da Bad Tour de 1987. Dessa vez, os shows aconteceram no então recentemente inaugurado Tokio Dome (que substitui o antigo estádio Korakuen onde Michael se apresentou em 1987) totalizando um público de 405 mil fãs. No total, 23 shows foram realizados pelo cantor no Japão como parte da Bad World Tour, todos esgotados, para um público total de 855 mil pessoas (sendo 540 mil só nos 12 shows em Tóquio).


Os últimos 5 concertos no Memorial Sports Arena, em Los Angeles, Califórnia, encerraram a Bad Tour. Para o último show da turnê, em 27 de janeiro de 1989, Michael doou mais de £700 mil para Childhelp, um organização de luta contra abuso sexual e escravidão infantil e dedicou o Montown Medley, segmento do show em que o cantor apresentava três canções do inicio da carreira dos Jackson 5 (“I Want You Back”, “The Love You Save” e “I’ll Be There”), a Berry Gordy, fundador da Montown Records, gravadora que lançou Michael e seus irmãos ao estrelato.


Os comentários dos leitores sobre o conteúdos das postagens são o meu incentivo para continuar este trabalho, comente o que você achou do post deixe sua opinião. Todos os fãs de Michael Jackson são bem vindos.

2 comentários:

Gostou? Sinta-se livre para deixar seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...