domingo, 24 de junho de 2012

A primeira revista


A bela história de uma revista que surgiu em um momento em que Michael e seus irmãos não teriam a chance de aparecer nas capas de outras revistas, por serem artistas negros. Nesta matéria ainda consta um estudo da grafologia de Michael (a análise de sua letra...)

A TcB! foi a primeira revista dedicada exclusivamente aos fãs do The Jackson Five. Hoje, um dos mais raros itens de coleção existente, a TcB! apareceu nas bancas dos EUA no outono de 1970, sendo vendida, na época, por 50 centavos. Porque foi produzida pela Motown Records, também foi anunciada para venda no encarte do álbum do The Jackson Five, a partir do álbum Maybe Tomorrow.

Em 1970, a sigla TcB! (Taking Care of Business) era uma expressão de gíria popular, e sugeria que você se concentrasse nas coisas que realmente importavam. Por mais difícil que possa ser imaginar hoje, a 40 anos atrás, The Jackson Five estava praticamente na mídia impressa popular.

Embora o grupo rasgasse as paradas em 1970, com quatro singles número um em uma fileira, estavam quebrando recordes de público onde quer que aparecessem em concerto, e foram nomeados para um Grammy de Melhor Performance de um Grupo Vocal Contemporâneo (contra os Beatles, The Carpenters, Chicago, e Simon & Garfunkel), as revistas para adolescentes do momento sequer mencionavam The Jackson Five.

De boa aparência  e talentosos, The Jackson Five parecia o sonho de todo executivo de marketing, exceto por uma coisa: eles eram negros. E em 1870, a sociedade americana não parecia saber o que fazer com os ídolos adolescentes negros. Isto simplesmente nunca havia acontecido até aquele momento.
 
Mas os tempos estavam mudando e, pela força de seu talento e enorme apelo, The Jackson Five foram destinados para quebrar as barreiras e limpar o caminho para os jovens artistas negros que iriam segui-los. Se passariam, no entanto, quase dois anos antes de serem regularmente apresentados às outras revistas para adolescentes, tais como 16, Spec, Tiger Beat, Fave e Flip. (e mesmo assim, os editores de algumas destas revistas estavam relutantes)

Enquanto isso, a Motown criava sua própria revista destinada aos fãs de The Jackson Five: A TcB! chegou às bancas no final de 1970, e os jovens fãs estavam com fome de fatos, artigos e fotos de Michael, Marlon, Jermaine, Tito e Jackie.

Na verdade, estavam morrendo de fome para obter detalhes. Queriam a história completa por trás dessas vozes fantásticas que ouviam cantar na rádio. Precisavam de mais fotos do que os três primeiros LPs ofereciam: queriam fotos que pudessem ser penduradas na parede.

A TcB! foi entregue. Com um fundo vermelho vibrante, uma foto da capa a cores The Jackson Five parou o coração dos jovens fãs que passavam nas bancas de revistas. Letras em amarelo brilhante gritavam nas palavras que os fãs queriam ouvir: 'Como eles realmente são!'


predileção por mobiliário antigo e a cor amarela, e que Marlon queria trocar de lugar com um presidente de banco por 24 horas...
Durante a revista, havia dezenas e dezenas de fotos dos cinco irmãos Jackson, a maioria nunca vista antes e muitas, nunca mais vistas então. A câmera acompanhava The Jackson Five por um dia, por exemplo, e duas páginas da revista mostrava o J5 experimentando as roupas dos concertos.
Em outro dia, os rigores dos ensaios para um próximo concerto também eram registrados pela câmera da revista. Vemos Michael e Marlon fazendo palhaçadas durante uma pausa e Jermaine e Tito olhando muito sério sobre sua música, além de capturar fotos incríveis do grupo praticando todas as suas danças deslumbrante em frente aos espelhos.

Um dos artigos que parecia o menos interessante, em 1970, acabou por ser um dos mais interessantes, 25 anos depois: Os segredos da escrita em The Jackson Five!, feito pelo grafologista Dr. Taylor Coleridge, para analisar as assinaturas dos J5, Isto é o que ele tinha a dizer sobre Michael:
'Ora, aqui está um garoto que pode ser descrito como muito tímido e quieto, do tipo que sempre se esconde no fundo da sala, com medo que o professor vá chamá-lo. Mas isto será superado, ele terá potencial para se transformar em um líder, um sujeito que dá o primeiro passo, quebrando barreiras, seguindo seus próprios pensamentos, Eu nunca conversei com Michael, mas eu aposto que ele não pretende se casar antes dos 30...talvez nunca! Ele é generoso demais, mas pode ser muito desagradável se alguém atravessa-lhe o caminho de forma errada... Ele quer saber exatamente onde ele está o tempo todo. Você pode não perceber, mas ele está sempre observando cada movimento ao seu redor.'

Todas estas previsões precisas feitas pelo grafologista foram feitas com apenas 14 letras rabiscadas por um garoto de 11 anos de idade.

A TcB! também inspirou a criação de outra revista: a Right On!. igualmente destinada às estrelas negras, no mesmo ano de 1971. Esta revista ainda é publicada nos dias de hoje e, ocasionalmente, ainda apresenta um Jackson na capa.



FONTE: My Neverland

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Sinta-se livre para deixar seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...