domingo, 21 de outubro de 2012

Mas o coração disse 'não' - 'Dancing the Dream' (1992)




Eles viram os pobres vivendo em barracos de papelão, então eles derrubaram os barracos e construíram projetos. Grandes blocos de cimento e vidro erguidos sobre estacionamentos de asfalto. De alguma forma não se parecia com um lar, mesmo num barraco. “O que você esperava?” eles perguntaram impacientemente “Você é pobre demais para viver como nós. Até vocês poderem fazer melhor para vocês mesmos, deveriam ser gratos, não?” A cabeça disse sim, mas o coração disse não.

Eles precisaram de mais eletricidade na cidade, então eles encontraram uma montanha correndo para uma barragem. Conforme as águas subiram, coelhos mortos e cervos flutuaram; filhotes de pássaros jovens demais para voar se afogaram no ninho enquanto suas mães choraram sem ajuda. “Não é um bonito aspecto” disseram, “mas agora um milhão de pessoas podem ligar seus aparelhos de ar condicionado durante o verão. Aquilo é mais importante que uma corrente de montanha,não é?” A cabeça disse sim, mas o coração disse não.

Eles viram opressão e terrorismo numa terra distante, então eles fizeram guerra para resolver. Bombas reduziram o país a entulho. Sua população assustada, e todos os dias mais vilarejos foram enterrados em duros caixões de madeira. “Você tem que estar preparado para fazer sacrifícios” disseram. “Se algum espectador inocente se machucar, não é aquele apenas o preço que alguém deve pagar pela paz?” A cabeça disse sim, mas o coração disse não.

Os anos se passaram e eles ficaram velhos. Sentados em suas casas confortáveis, contavam o estoque. “Tivemos uma vida boa” disseram “e fizemos a coisa certa”. Seus filhos olharam para baixo e perguntaram qual era a causa da pobreza, poluição e as guerras não resolvidas. “Você descobrirá logo” responderam. “Os seres humanos são fracos e egoístas. Mesmo com nossos esforços, estes problemas nunca acabarão realmente.” A cabeça disse sim, mas as crianças olharam dentro de seus corações e sussurraram: “Não!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Sinta-se livre para deixar seu comentário aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...